Bacalhoada de Páscoa

17 de abril de 2014

Saiba como preparar, veja ingredientes...




Ingredientes: [serve 5 pessoas]
800g de bacalhau salgado, de boa qualidade;
4 cebolas médias fatiadas;
2 pimentões grandes fatiados;
5 batatas grandes;
4 ovos;
Azeitonas pretas
Farinha de trigo, quanto bastar;
1 copo grande de leite;
Azeite de oliva, quanto bastar.
Sal a gosto.

Preparo: 
Deixe o bacalhau de molho de véspera, dando duas ou três lavadas e trocas de água.
No dia, lave o bacalhau, pique em pedaços grandes e leve pra ferver com as batatas descascadas e os ovos inteiros, numa panela grande cheia de água. Quando a batata estiver quase cozida, retire-as e fatie em fatias de 1 cm de espessura. Espete o bacalhau com um garfo para saber se está cozido, demora uma meia hora.
Retire do fogo, escorra a água e reserve os ovos. Deixe o bacalhau esfriar.
Enquanto isso, em uma frigideira aqueça um bom tanto de azeite e cozinhe, em fogo baixo e mexendo sempre, as cebolas até dourarem levemente e murcharem. Tempere com uma pitada de sal. Reserve até esfriar.
Em outra frigideira faça o mesmo com os pimentões: cozinhe no azeite, em fogo baixo, até amolecerem e pegarem uma corzinha. Tempere com uma pitada de sal. Reserve até esfriar.

Montagem: 
Em uma assadeira média coloque 1/3 da cebola e 1/3 do pimentão, forrando o fundo. Coloque metade das batatas fatiadas, e metade do bacalhau, o qual você vai debulhando com os dedos, para retirar as espinhas. O bacalhau fica quase desfiado – picados em pequenos pedaços sem espinhas. Coloque mais cebola e pimentão por cima, azeitonas e fatias dos ovos cozidos. Salpique tudo com umas 2 colheres de sopa de farinha e regue com azeite. Repita a camada de batatas e bacalhau. Por cima termine com o último 1/3 das cebolas e pimentões, mais azeitonas e mais fatias de ovo cozido. Salpique mais 2 colheres de sopa de farinha de trigo por cima. Espalhe o leite às colheradas, por cima de tudo, e regue com mais azeite.

Cubra com papel alumínio com folga, para não grudar, e leve ao forno 180 graus por mais ou menos 40min. Retire o papel e verifique com a colher: no fundo deve ter formado um pouco de creme que solta do fundo da assadeira. E é só, tá pronto!.

Feliz Páscoa!!!


Imprimir