Emojis: cuidado... você pode estar fazendo isso errado! Saiba o verdadeiro significa dos emojis

9 de maio de 2016

O real significado dos emojis mais usados pode ser algo que você nem imaginava, confira...
 
Os emojis como conhecemos hoje percorreram um longo caminho até ficarem assim, cheios de cores e e referências culturais do mundo inteiro.
A onda começou em meados dos anos 1990, quando um japonês chamado Shigetaka Kurita deu uma gambiarra nos velhos bipes para que as pessoas pudessem enviar coraçõezinhos junto de suas mensagens escritas. A ideia era simples: a comunicação em texto gera confusão. Sem ouvir o tom de voz ou ver a expressão de quem está falando, a gente pode deduzir que uma pessoa está brava quando está brincando ou vice-versa.
O coraçãozinho de Kurita fez tanto sucesso que hoje é quase impossível passar um dia inteiro na internet sem receber emojis. Falamos em “quase” porque, às vezes, milagres acontecem.
Agora uma pergunta importante: tem certeza que você conhece o real significado dos emojis que usa?
De acordo com a Emojipedia (sim, existe uma enciclopédia explicando um por um!), muita gente está passando vergonha por aí.

 Essas mãozinhas unidas são de uma pessoa só, e não um “toca aí, miga!”. Também errou quem achou que o emoji foi concebido para sinalizar uma reza. No Japão, as pessoas fazem este gesto para pedir desculpas ou expressar gratidão por algo.

Sabe essa menina que aparentemente está dizendo “sou linda” ou “arrasei!”? Então. Na realidade, a figurinha está carregando uma bandeja imaginária (sim, rs) e foi criada para sinalizar que você está às ordens para ajudar alguém!

E a colega aqui com as mãos na cabeça definitivamente não está desesperada porque esqueceu roupa no varal e muito menos quer imitar bailarina. Ela simplesmente está dizendo “OK” com o corpo inteiro, tipo aquele sinal que os americanos fazem com a mão e no Brasil significa outra coisa (que vamos deixar para lá).

Essa imagem que amamos mandar para a melhor amiga, no Japão, não é sinal de amizade não. Miga, sua louca! Isso aqui é o símbolo das Bunny Girls, meninas que amam esse lance de animes e que os japoneses acham super sexy.

E esse cara aqui, definitivamente, não está pensativo ou deprimido. Ele está movendo a cabeça para baixo porque os japoneses usam esse gesto quando querem pedir desculpas ou pedir o famoso favorzão.

Essas mãos não estão dizendo “calma lá”, “sai daqui” ou “pare”. A grande verdade é que elas foram desenhadas para sinalizar que você está pronto para dar um abraço.

Agora, um tema polêmico. O adorável cocô sorridente que gostamos de usar para dizer que algo está muito mal é simplesmente um ícone de sorte para os japoneses. Tipo “boa sorte, toma aqui esse cocô!”

 E por incrível que pareça, este emoji que parece uma pizza tem outro signific... Brincadeira, é uma pizza sim.


Imprimir