Carocinhos ao redor dos olhos, Saiba o que é e como tratar para que desapareçam

6 de junho de 2017

Milium ou Milia é um quisto, com secreção, preenchido com queratina que se aloja na pele, possivelmente causado por uma descamação mal-sucedida (quando as células mortas ficam alojadas e não se desprendem) ou excesso de oleosidade. Em ambos os casos ocorre entupimento do canal e aparecimento da tal bolinha. Podem ocorrer em 2 estágios: primário ou secundário, os quais são....
 
Primário: Ocorre geralmente nos recém-nascido, na região nasal e facial (Martins Filho 1995). Consideram-se o aparecimento normal e existem em 50% dos recém-nascidos (Codificação e dos GDH).
Também pode ser encontrado na mucosa do palato. Neste caso, elas são chamadas pérolas de Epstein. Em recém-nascidos, esses cistos geralmente desaparecem espontaneamente dentro de alguns dias.

Secundário: Podem ser encontrados em qualquer parte do corpo, também após traumas que prejudiquem o dutos de suor. Milia têm sido descritas em muitas doenças de pele, incluindo o penfigóide bolhoso, epidermólise bolhosa, líquen plano bolhoso, a porfiria cutânea tarda, e queimaduras. A radiação que leva à destruição dos anexos da pele pode causar anéis de milia na periferia da área tratada

Como tratar? Apenas o dermatologista é indicado na retirada desses quistos, pois, diferente das espinhas por exemplo, eles são bem mais enraizados. Caso não sejam retirados adequadamente pode ocorrer a volta da milia ou ainda cicatrizes. Os procedimentos mais comuns são: ácidos ou procedimento mecânico (retirada com agulha esterilizada). Ácidos têm a qualidade de tratar a pele como um todo, ainda que demorem mais tempo, já as agulhas, ainda que doloridas, são de efeito imediato e exigem apenas limpeza cuidadosa do local durante o período da cicatrização das micro-feridas que são feitas para sua retirada.

Cuidados:
Evite produtos de beleza que possam obstruir os poros, especialmente na zona à volta dos olhos. Tente usar hidratantes com pouca oleosidade. A utilização de um esfoliante suave (preferencialmente orgânico) é fundamental. Finalmente, lembre-se de limpar a sua pele duas vezes ao dia: logo pela manhã, e à noite, de forma a remover as impurezas, a maquilhagem e os tóxicos acumulados. (ANTI-ENVELHECIMENTO)


Achou o artigo útil? Compartilhe com seus amigos

 
Imprimir